Valores relacionados: Compaixão/generosidade
Ficha de controle/ Aula de E.V. H
Semanas de 21/02/11 a 04/03/11
Valor absoluto: Amor Valores relacionados: Compaixão/generosidade
Conceito(s) do(s) subvalor(es): Perceber a velhice com amorosidade como um processo natural da natureza humana.
Objetivos didáticos: Conduzir os alunos a reconhecerem a velhice como parte da vida do ser humano e que deve ser tratada com dignidade.
Harmonização: Visualização criativa – O mar.
Provérbio/Frase: “Se queres prever o futuro, estuda o passado” (Confúcio)
Perguntas de compreensão:
· O que é prever?
· O que é prever o futuro?
· O que é estudar o passado?
Perguntas de raciocínio:
· O que significa estudar o futuro?
· Que relação tem o futuro com o passado?
· Que relação tem o passado com o hoje (presente)?
· O que será o hoje amanhã?
Perguntas de sentimentos:
· Que sentimentos você tem com o passado?
· Que sentimentos você tem com o futuro?
· Como você se sente com o hoje (presente)?
· Você acredita que o seu hoje tem uma relação com o passado e o futuro? Dê exemplos.
Conto: O pai e o filho.
Canto em grupo: Meu querido, meu velho, meu amigo.
Composição: Roberto Carlos e Roberto Carlos
Atividade em grupo:
Dramatização do conto.
Painel: Socialização de cartazes (trabalho em grupo) sobre a convivência com o idoso.
Visita ao Asilo de idosos em Bebedouro.
Observações: Faixa etária dos alunos: 10 a 11 anos. Alunos do 5º ano que em sua maioria foram educados ou vivem com os avós.
Conto: Pai e filho
Há muito, muito tempo atrás, conta-se que em uma aldeia distante na Europa tinha-se o costume de levar para a floresta cada idoso que não tivesse condições de trabalhar ou que dependesse de alguém para sobreviver. Assim o filho mais velho levaria seu pai ou sua mãe para uma floresta e o deixaria ali viver até os seus últimos dias de vida.
Seguindo este costume, certo filho ia levando seu pai a uma floresta próxima de sua aldeia. Quando já estava chegando ao seu destino, no caso, no centro da floresta o pai perguntou ao filho:
__ Onde está seu manto? Pois hoje está muito frio!
__ Eu esqueci e não tenho tanto frio que necessite dele! – respondeu o filho.
Diante desta resposta, o pai pediu à faca que o filho levava e dividiu o seu manto ao meio e falou:
__ Leve com você este pedaço de manto. Você vai precisar dele quando o teu filho te trouxer para esta floresta em sua velhice.
Nisto, o filho parou, pensou e levou de volta seu pai para a aldeia. Logo depois, procurou conversou com os mais sábios do vilarejo sobre este costume e a partir daí, cessou o hábito de deixarem os velhos na floresta no final de seus dias.
Perguntas de compreensão:
· Quais os personagens?
· O que eles estão fazendo?
· O que o pai faz no meio da floresta?
· Qual o motivo dessa ação?
· Quando o filho muda de idéia?
· O que o filho fez para mudar o costume da aldeia?
Perguntas de raciocínio:
· Por que o filho levou o pai para a floresta?
· Por que o filho muda de idéia?
· Por que ele resolveu conversar com os sábios da aldeia?
Perguntas de sentimentos:
· No início da história como pai e filho reagem diante do costume da aldeia?
· Que sentimento o pai demonstrou ao dividir o manto?
· Que sentimento o filho teve ao se ver idoso?
· Você concorda com o costume da aldeia? Por quê?
· Como você se sente em relação com o idoso?
· É bom viver com pessoas idosas? Por quê?
ATIVIDADE EXTRACURRICULAR COM VALORES HUMANOS
Visita ao Asilo de Idosos , próximo da escola (10 minutos).
Previsão de tempo da visita: 1 hora.
Preparação para a saída:
Harmonização: respiração
Retomada oral sobre:
· os valores explorados ( amor/ compaixão/generosidade).
· os motivos da visita ao asilo (solidariedade, consideração aos que tiveram uma maior vivência, etc.)
Comportamento esperado:
Respeito por falarem baixo, esperarem a vez de falar, não entrarem em locais sem serem convidados; serem discretos, disciplina por obedecer aos adultos envolvidos na visita e não tomar atitudes sem pedir autorização, etc.
Cada aluno responsável pelos seus pertences.
Organização do grupo:
Adultos: A professora e dois auxiliares.
Fila das meninas e dos meninos (paralelas), tendo um adulto no início, meio e fim das filas. Andarem devagar e estarem bem atentos aos comandos dos adultos na rua.
Durante a visita:
Formação de pequenos grupos se possível conversarem com um idoso.
Retorno à escola:
Socialização das experiências e percepção dos alunos.
Retomada dos valores humanos trabalhados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário